Como se dedicar aos estudos por meio das tecnologias

03/05/2019


A cada dia se torna mais difícil se desligar das várias notificações que apitam no celular. O mundo virtual sempre parece muito mais interessante e divertido do que as apostilas e os livros. Manter o foco mesmo quando temos objetivos claros e definidos no nosso plano de estudos se torna muito mais complicado.

Este artigo é para você aprender a usar as tecnologias ao seu favor, desenvolvendo seus estudos, aumentando seus conhecimentos e ainda criando maneiras de te motivar, tudo de forma conectada. 

Para você se engajar

Que tal assistir uma vídeo-aula antes de resolver aquela lista de exercícios ou esclarecer os temas mais difíceis de cada disciplina? Tirar essas dúvidas em casa mesmo, sem precisar ir até o cursinho/escola ou esperar até o dia seguinte para falar com o professor fazem você ganhar tempo e tornar suas aulas mais produtivas.

Se você precisa se manter atualizado de forma rápida sobre o que está acontecendo no mundo, temas do cotidiano e notícias recentes, você pode ouvir podcasts de programas de rádio, assistir stories informativos de jornais renomados ou usar aplicativos para obter informações mais técnicas sobre determinado assunto de seu interesse. E aí, já começou a seguir canais no Youtube que discutem temas relevantes e atuais?

Para você aprender mais

Use a tecnologia como um reforço, uma ferramenta de apoio aos seus estudos. Isso só é possível se você usá-la de maneira racional. Você com certeza já tirou uma foto da lousa ou do caderno do amigo quando precisou faltar a aula, certo? Isso te ajuda a focar somente na explicação em aula ou retomar uma matéria perdida.

Mas nunca ignore o fato de que você deve combinar a tecnologia com o compromisso de estudar, pois apenas tirar a foto da lousa ou do caderno e esquecer essa foto no celular significa apenas que o conteúdo ficou armazenado na memória do equipamento, mas ainda não se tornou conhecimento e nem foi fixado em sua mente. 

Como e quando você pode utilizar a internet para estudar

Como? Organizando seus planos e atividades de estudo com a ajuda de aplicativos e planilhas. Fazendo simulados online em plataformas educacionais como o Se Liga no Enem que podem te ajudar a planejar como agir nos simulados presenciais. Usando sites que vão te ajudar na pronúncia de palavras, definição de termos, significados e aplicação de sinônimos. Você pode entender melhor o funcionamento de algum órgão do corpo com as animações gráficas disponíveis na internet. Estes são apenas alguns exemplos.

Mas, e quando? Como já foi dito, a internet e a tecnologia devem te servir como apoio e complemento, caso contrário tudo perde sentido e passa a ser prejudicial. Use em sala de aula caso o professor recomende e, se for de uma forma rápida que não desviará o seu foco, como a câmera para fotografar a lousa, o gravador de voz para ouvir a aula em casa novamente ou o Google como ferramenta de busca, para tirar uma dúvida momentânea. Não engane a si mesmo desviando sua atenção!

 Afinal, ajuda ou atrapalha?

Tudo tem um lado positivo e negativo e com tecnologia não é diferente. Se tratando do seu uso aplicado nos estudos, lembre-se de escolher com maturidade de acordo com o resultado que você quer ter. Com certeza você se lembra de algum dia em que precisava estudar e acabou perdendo horas na internet, seja pelo celular ou pelo computador. E qual foi a sensação depois disso? Imagino que de total frustração, pois você não aprendeu nada novo, não reforçou o conteúdo necessário, a matéria se acumulou, o tempo passou e tudo isso junto traz chateação e ansiedade, pois você sabe que terá que recomeçar do zero.

Portanto, mesmo que todas essas ferramentas sejam uma maneira divertida, dinâmica, interativa e diferente na nossa rotina de estudos, você não tem um professor dentro do seu quarto para manipular seu tempo e atenção. Este é o seu grande desafio, ter sabedoria, inteligência e principalmente disciplina, para se superar nos seus estudos acessando uma vasta gama de oportunidades.  

Todo o conhecimento do mundo e as melhores estratégias de ensino e aprendizagem estão ao alcance de um clique. É só você escolher como quer tirar proveito disso, nesse mar de informações. Bons estudos, navegante!

Siga-nos: